Ações

Empresas de Eike disparam na bolsa após fim de recuperação judicial da OSX

Toron quer que o cliente deponha logo no MP

O criminalista Alberto Zacharias Toron encaminhou petição ao Ministério Público Federal colocando Luiz Sandoval à disposição dos procuradores da República que investigam o escândalo Panamericano. Toron quer que Sandoval explique pessoalmente o histórico de funcionamento da instituição e a cadeia de responsabilidades pela gestão e operações financeiras. "O dia e a hora que os procuradores marcarem, Sandoval estará presente."

, O Estado de S.Paulo

26 de dezembro de 2010 | 00h00

Além de defender Sandoval, Toron é advogado de todos os membros do Conselho de Administração do Panamericano e dos controladores - Silvio Santos e seu irmão, Henrique.

Toron passou os últimos dias preparando minuciosamente a estratégia de defesa. Ele não admite envolvimento de Sandoval em transações que provocaram o rombo de R$ 2,5 bilhões no banco. Aguarda o resultado de auditoria da PriceWaterhouse. "Tudo isso vai depender agora de uma apuração mais precisa da Price", assinala Toron.

Ele destaca que a contabilidade do banco tinha sido avaliada pelos representantes da Caixa Econômica Federal, que comprou uma fatia do Panamericano em 2009 - além da Caixa, os dados eram verificados pelo comitê interno do banco e pela empresa de auditoria independente, a Deloitte. "Ninguém viu nada", anota o advogado.

A trajetória de Toron pesou na escolha de Sandoval. O advogado atuou nas principais causas criminais dos últimos anos. Defendeu juízes, promotores e políticos no caso Mensalão. Atuou nas grandes operações da Polícia Federal, como a Farol da Colina, Castelo de Areia, Santa Tereza, e outras. Toron tem a mesma origem de Silvio Santos. Ambos são judeus sefarditas. Suas famílias vieram da Grécia, da cidade de Salônica, grande centro judaico do século XIX. O empresário e o advogado frequentam o mesmo templo em São Paulo, a antiga Sinagoga da Abolição

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.