Pilar Olivares/Reuters - 27/8/2014
Pilar Olivares/Reuters - 27/8/2014

Torres de apoio em obras da Vale caem, mas não há vítimas

Queda das torres ocorreu no sistema preparatório para as obras de descaracterização de barragens

Denise Luna, O Estado de S.Paulo

13 de novembro de 2021 | 18h18

A Vale informou  sobre a queda de duas torres do sistema preparatório para as obras de descaracterização das barragens Forquilhas I e II, da mina Fábrica, em Itabirito, Minas Gerais. No momento do tombamento, ocorrido na manhã desta sexta-feira,12, não havia trabalhadores no local. A empresa afirma que as causas do acidente estão sendo apuradas.

Segundo a mineradora, a área foi isolada e os órgãos competentes já foram informados. Não houve feridos.

"Importante ressaltar que as torres não atingiram as barragens, as quais não tiveram alteração em suas condições de segurança. As estruturas da empresa passam por inspeções rotineiras de campo e são monitoradas permanentemente por uma série de instrumentos e pelo Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG)", informou a Vale em nota.

O Programa de Descaracterização de Barragens da Vale é destinado às estruturas com alteamento a montante, método similar àquele empregado na barragem rompida em Brumadinho. A descaracterização das barragens a montante é um compromisso assumido pela Vale e uma obrigação legal, para aumentar a segurança das comunidades e das operações.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.