Toyota
Toyota

Toyota anuncia investimento de R$ 1 bilhão em fábrica de Sorocaba para produzir novo carro

Modelo deve começar a ser vendido em 2021; montadora planeja contratar 300 empregados para esse projeto

Fátima Kamata, especial para o Estado, O Estado de S.Paulo

19 de setembro de 2019 | 09h03

TÓQUIO – A Toyota do Brasil formalizou nesta quinta-feira, 19, a intenção de investir RS 1 bilhão na planta de Sorocaba (SP) para a fabricação de um novo carro e com geração de 300 empregos diretos. 

O anúncio foi feito na cidade de Toyota (provincia de Aichi) pelo governador João Doria, que se encontra em missão comercial no Japão, e executivos da empresa. 

Apesar de divulgarem a data de comercialização do novo carro para meados de 2021, tanto o presidente da empresa para a América Latina, Massahiro Inoue, quanto o presidente da Toyota no Brasil, Rafael Chang, evitaram dar detalhes sobre qual modelo e motorização serão trazidos à unidade.

Na planta de Sorocaba atualmente são fabricados os modelos Etios e Yaris.

Em 2018, a Toyota foi a segunda maior produtora de automóveis no país. Desde 2013, a operação no Brasil também exporta automóveis para outros seis países da América Latina. 

O parque de fornecedores localizado ao lado do terreno da unidade de Sorocaba, abriga 11 empresas. 

Outra unidade

O anúncio desta quinta-feira é o segundo feito pela Toyota  para o Brasil. Em abril, a montadora anunciou investimento  de R$ 1,6 bilhão na planta de Indaiatuba, para a fabricação a versão híbrida do Corolla, com motor elétrico e tecnologia flexfuel, considerado o mais limpo do mundo. 

“O compromisso da Toyota com o desenvolvimento da indústria automotiva brasileira e com o Brasil só é possível com uma parceria forte entre os vários stakeholders da empresa”, afirmou Inoue.

A Toyota está no Brasil há 61 anos e possui atualmente fábricas em Sorocaba, Indaiatuba e São Bernardo do Campo, além de um centro de distribuição de peças em Votorantim. A empresa também possui 236 concessionárias distribuídas pelo País. 


 

Tudo o que sabemos sobre:
Toyotaindústria automobilística

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.