Toyota anuncia recall para 4 milhões de carros nos EUA

A Toyota Motor decidiu voluntariamente fazer o recall de oito modelos de carros nos Estados Unidos e consertar os pedais dos veículos, de acordo com a edição de sábado do jornal japonês The Nikkei. O número de carros incluídos no recall corresponde a 4 milhões. A atitude foi tomada depois de um acidente fatal em agosto com um modelo Lexus, que teria ocorrido porque o pedal do acelerador ficou preso sob o tapete do piso.

DANIELLE CHAVES, Agencia Estado

13 de novembro de 2009 | 16h40

A Toyota continua defendendo que os veículos - entre eles os modelos Camry, Prius e Lexus ES350 - não têm defeito. No entanto, para colocar fim em um evento que pode prejudicar a imagem da companhia, decidiu trocar os pedais por outros que correm menor risco de ficarem presos.

O custo total dos reparos é estimado em dezenas de bilhões de ienes. Como a companhia já separou recursos, o recall não terá grande impacto sobre os ganhos do atual ano fiscal, que termina em 31 de março de 2010, de acordo com um executivo da Toyota. O recall faz parte de um acordo entre a empresa e a Administração Nacional de Segurança do Tráfego nas Estradas dos EUA, que deverá anunciar o entendimento no início da próxima semana. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
recallToyotaEUA

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.