PUBLICIDADE

Toyota faz novo recall de 1,7 milhão de carros

Medida atinge principalmente o Japão, e é mais um golpe na imagem da montadora

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

TÓQUIOA montadora japonesa Toyota anunciou ontem um novo recall de 1,7 milhão de carros, em todo o mundo, por riscos de vazamento de combustível. O anúncio é mais um golpe para a companhia, que tenta superar crises recentes para manter sua posição atual de liderança mundial em venda de automóveis.A medida envolve 1,28 milhão de veículos no Japão e 421 mil no exterior, segundo a empresa e o ministério nipônico dos Transportes. Além do Japão, os mercados mais afetados são a América do Norte (principalmente os Estados Unidos), com 280 mil automóveis, a Alemanha e, em menor medida, Rússia e Nova Zelândia. O Brasil não está incluído.Nos Estados Unidos, 245 mil unidades do modelo de luxo Lexus, fabricadas entre 2006 e o início de 2009, serão revisadas. No Japão, a medida atinge quase 20 modelos fabricados entre 2000 e 2009.De acordo com a companhia, diferentes problemas observados afetam total ou parcialmente os veículos e podem provocar um vazamento de combustível. As autoridades registraram dezenas de anomalias, mas nenhuma delas provocou um incidente preciso, segundo a empresa.Desconfiança. Os analistas consideram que as falhas anunciadas ontem vão dificultar ainda mais a tarefa da Toyota de recuperar a confiança dos consumidores, depois de vários recalls no último ano e meio que envolveram milhões de veículos. A empresa enfrentou ainda vários processos judiciais e pagou uma multa recorde nos Estados Unidos. As ações da Toyota tiveram queda de 1,87% ontem na Bolsa de Tóquio, que viu seu índice Nikkei fechar em queda de 0,6%."A quantidade de recalls é importante e pode provocar novos danos à imagem da Toyota e reforçar as dúvidas sobre sua tecnologia", disse o analista Tatsuya Mizuno. "Isso acontece em um momento ruim, quando a empresa estava apenas se recuperando da crise."Entre setembro de 2009 e fevereiro de 2010, a montadora convocou recalls de nove milhões de veículos, em sua grande maioria nos Estados Unidos.A Toyota alega que as revisões foram decididas por precaução, como parte da estratégia de prestação de contas aos clientes, e considera que a honestidade para abordar possíveis avarias joga a seu favor. "Nosso objetivo é virar o número um da clientela, em termos de serviços e de satisfação do usuário", disse Paul Nolasco, um dos porta-vozes da empresa.Apesar dos problemas sofridos em 2009 e 2010, o grupo Toyota (que inclui também as marcas Hino e Daihatsu) manteve no ano passado, pelo terceiro ano consecutivo, a primeira posição no mercado.A Toyota vendeu 8,42 milhões de veículos em 2010, superando por menos de 30 mil carros a americana General Motors (GM), que vendeu 8,39 milhões no período. Como a GM vem em um processo acelerado de recuperação, porém, boa parte dos analistas do setor já acredita que o grupo americano deve recuperar a liderança este ano. / AFP

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.