Toyota faz recall de mais de 300 mil veículos nos EUA

A Toyota anunciou ontem, nos Estados Unidos, o recall de mais de 300 mil veículos RAV4 e Highlander, para resolver um problema com os airbags. O recall inclui cerca de 214 mil RAV4s fabricados entre 2007 e 2008 e aproximadamente 94 mil veículos Highlander e Highlander HV de 2008. Todos os veículos envolvidos foram vendidos nos EUA. O recall não inclui os modelos Lexus ou Toyota.

, O Estado de S.Paulo

22 de abril de 2011 | 00h00

No último ano e meio, a Toyota enfrentou vários recalls, que incluíam uma ampla gama de defeitos, como tapetes que prendiam pedais e problemas no software de freio, alcançando mais de 14 milhões de veículos em todo o mundo.

A empresa pagou um recorde de US$ 48,8 milhões em multas pela maneira com que fez três recalls. A Toyota também enfrenta dezenas de ações na Justiça de donos de carros americanos, incluindo acusações de que mortes foram causadas em acidentes causados pelos defeitos.

A Toyota Motor Sales USA informou ontem que o sistema de airbags dos veículos RAV4 e Highlander possuem dois sensores. O problema em um deles faz com que uma luz de alerta se acenda.

Se os dois sensores falharem ao mesmo tempo depois da checagem inicial do sistema de airbags, o cinto de segurança pode travar e o airbag disparar inadvertidamente. As concessionárias da Toyota vão trocar o sistema de sensores sem cobrar nada dos clientes. / AP

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.