Renda extra

Fabrizio Gueratto: 8 maneiras de ganhar até R$ 4 mil por mês

Toyota vai descontinuar produção de fábrica na Califórnia

Montadora japonesa planeja realocar a produção dos automóveis para outras fábricas na América do Norte

Suzi Katzumata, da Agência Estado,

27 de agosto de 2009 | 16h48

A Toyota Motor planeja descontinuar sua produção na fábrica New United Motor Manufacturing, ou Nummi, que possui em associação com a velha General Motors na Califórnia. O conselho da Toyota votou nesta quinta-feira, 27, pela suspensão da produção na Nummi, segundo informou a Associated Press, que citou a porta-voz da companhia Cindy Knight.

 

Desde a formação da joint venture em 1984, a Nummi, na maioria das vezes, gerou perdas para as montadoras.

 

A montadora japonesa planeja realocar a produção do seu modelo compacto Corolla e da caminhonete Tacoma para outras fábricas na América do Norte, onde existe uma capacidade ociosa, disse uma fonte próxima aos planos da montadora.

 

A Toyota vinha negociando com a "Velha GM" - a General Motor Corp, que foi deixada para trás no tribunal de falências e concordata depois da reorganização da montadora, chamada agora de General Motors Co e que foi relançada em julho - para encontrar uma forma de se afastar da unidade, instalada no sul de San Francisco. No mês passado, a nova GM decidiu no mês passado abandonar a Nummi.

 

As discussões sobre a Nummi ocorreram em um momento que o novo executivo-chefe da Toyota, Akio Toyoda, e sua equipe procura soluções para resolver o excesso de capacidade, o principal peso sobre o desempenho financeiro da montadora japonesa. Este problema é particularmente agudo na América do Norte, onde a companhia instalou fábricas no início desta década para antender a então crescente demanda.

 

Os legisladores e o governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, apelaram para que a Toyota salvasse a Nummi e seus 4.600 empregos, cuja maioria é representada pelo sindicato United Auto Workers. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
ToyotaEUA

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.