28 de março de 2012 | 03h09
A Di Cunto funciona no bairro paulistano da Mooca há 77 anos. A longevidade, por si só, atesta o sucesso do empreendimento, que soube adaptar-se aos desejos dos clientes sem perder de vista o grande diferencial do negócio: a tradicional qualidade dos produtos fabricados primeiro como padaria, depois como doceria e rotisserie e recentemente por meio de um restaurante especializado em culinária italiana.
A empresa abriu as portas em 1935 e foi idealizada pelo patrono da família Di Cunto, Donato, que percebeu na imigração de seus conterrâneos para o Brasil uma boa oportunidade para produzir pães conforme a receita italiana.
Hoje, tanto tempo depois da inauguração, o negócio continua essencialmente familiar - é controlado pelos descendentes diretos de Donato Di Cunto - e atende cerca de cinco mil consumidores todas as semanas.
"A padaria perdeu a importância em termos de faturamento. Hoje, o carro chefe é a doceria", revela Marcos Di Cunto Júnior, gerente de marketing da empresa. Representante da quarta geração da família, Júnior começou no negócio há sete anos, em um momento que classifica como difícil - o empreendimento não acompanhava a concorrência e pecava em relação ao posicionamento de mercado que pretendia ocupar.
Para retomar o caminho, a empresa apostou justamente no seu principal atributo: a união da família em torno do negócio. Auxiliaram nessa recuperação Marcos Di Cunto, diretor financeiro e pai de Marcos Júnior, e Reinaldo Di Cunto, diretor industrial e pai de Fernanda, nutricionista da empresa.
No início do negócio, inclusive, foi justamente essa cooperação familiar que fez o empreendimento dar certo. "O patrimônio dos irmãos gerado pela empresa era todo reinvestido para fazê-la crescer. E isso contribuiu para nossa união. A ideia era que se a empresa estivesse sólida, a família estaria sólida também", diz Marcos Júnior. "Em um momento de dificuldade, em que você não sabe o que fazer, o que segura é o 'algo a mais' que o seu familiar oferece, como entendimento e compreensão", conclui.
Outro segredo do sucesso do negócio reside no fato de a Di Cunto produzir tudo o que comercializa - a única exceção são os produtos diet.
A empresa orgulha-se, ainda, de ser a mais antiga fabricante de panetones do País. A iguaria é produzida o ano todo, duas vezes por semana, em fornadas comandadas pessoalmente por Reinaldo. "Nós somos tradicionais. Os produtos que mais vendem são feitos aqui há mais de quarenta anos. O nosso desafio de cada dia é manter isso do mesmo jeito, o que não é fácil."
Outro objetivo é diversificar a clientela e rejuvenescer a marca para cativar os mais jovens. "Precisamos aliar nossa tradição com uma linguagem descolada para atrair esse público", analisa Marcos Júnior. A julgar pelo tempo na estrada, a família tem tudo para conseguir.
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