Tramitação do novo Plano Diretor ‘segura’ o mercado

Projeto que determina as regras a respeito da expansão da cidade provoca incertezas nos agentes do mercado

O Estado de S. Paulo,

29 de maio de 2014 | 10h03

SÃO PAULO - Juntamente com a queda no número de lançamentos, a tramitação do novo Plano Diretor de São Paulo dita o compasso de espera no mercado.

O motivo é que as novas regras que virão podem modificar a maneira como as incorporadoras poderão implementar projetos e onde eles poderão surgir. Enquanto essas regras não chegam, novas compras de terrenos e criação de novos empreendimentos terão de esperar.

"Hoje, o mercado vive um momento crucial com o Plano Diretor. E o reflexo dele só virá no ano que vem. Todos os projetos com as novas regras só serão lançados no ano que vem", diz o vice-presidente comercial da Abyara Brokers, Bruno Vivanco. "São Paulo não tem região estagnada. O que havia eram regras que determinavam onde o mercado poderia atuar."

E, com o novo Plano Diretor, as portas podem se abrir para outras regiões. Algumas imobiliárias veem expectativas para zonas norte e leste, e também a região metropolitana. É o caso da Fernandez Mera e da Lopes, que venceu o Top Imobiliário na categoria Vendedoras com 245,11 pontos.

"A zona leste ganhou impulso por conta das obras de infraestrutura e da visibilidade pela Copa do Mundo. ABC e Guarulhos, também atraem por um estilo de vida com menos agitação", diz a diretora de atendimento da Lopes, Mirella Parpinelli.

Classificação. Outra premiada entre as vendedoras, a Elite Brasil ficou em 6º lugar com 36,82 pontos. "A Elite é uma empresa jovem e vem ganhando projeção da sua marca, fruto de um trabalho sério e determinado. Ser indicado para o Top Imobiliário é motivo de orgulho e certeza de que estamos no caminho certo", diz o diretor comercial da Elite, Carlos Alberto Escobar.

Já a Vemplan ficou em 8º lugar com 31,35 pontos. "Sabemos da grandeza e importância do mercado imobiliário de São Paulo, e estarmos entre as 10 maiores empresas nos deixa cheio de orgulho e motivados para continuarmos na nossa trajetória", afirma o presidente, Rogério de Almeida Aguiar Ferreira.

"Esta premiação vem para coroar os esforços de colaboradores e de nossos parceiros, que nos confiam a comercializarmos seus empreendimentos."

Tudo o que sabemos sobre:
Top ImobiliárioImóveis

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.