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Trem-bala poderá ter estação na região central de SP

O diretor geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, disse hoje que há possibilidade de mudar a localização da estação do Trem de Alta Velocidade (TAV) na cidade de São Paulo. Pelo projeto original, a estação está prevista para o aeroporto Campo de Marte, na zona norte, mas a Prefeitura defende que seja na Barra Funda, na região central. O município tem um projeto de revitalização para o local.

SILVANA MAUTONE, Agencia Estado

27 de maio de 2011 | 14h29

"A ideia é tirar o nome do Campo de Marte do projeto do TAV e assim flexibilizar a decisão sobre a localização da estação, deixá-la a cargo do investidor", afirmou Figueiredo. Segundo ele, alguns técnicos defendem, inclusive, que é possível ter duas estações em grandes centros urbanos.

Questionado se o trem-bala estará pronto para os grandes eventos esportivos que o Brasil sediará nos próximos anos, o diretor da ANTT reafirmou que para a Copa do Mundo, em 2014, não será possível, mas que existe a possibilidade de pelo menos um trecho ser concluído até a Olimpíada, em 2016. "Para a Copa, com certeza, não há a menor possibilidade. Para a Olimpíada pode ser feito um esforço para que pelo menos um trecho seja viabilizado", afirmou. Esse trecho seria a parte que liga a capital paulista a Campinas, no interior de São Paulo.

O projeto completo do TAV, que ligará as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas, tem prazo estabelecido no edital para ser concluído em até seis anos. O leilão de concessão está marcado para 29 de julho, sendo 11 de julho a data-limite para a entrega das propostas. Inicialmente, o leilão seria em 16 de dezembro do ano passado, mas foi adiado pela ANTT para 29 de abril, sendo que no início daquele mês a data foi novamente postergada. Figueiredo participou hoje, em São Paulo, do seminário Infraestrutura de Transporte no Brasil.

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