25 de julho de 2010 | 00h00
Praticamente todos os serviços foram extintos no fim do século 20, com a decadência da Rede Ferroviária e da Fepasa. Antes disso, o brasileiro conheceu o glamour ferroviário do Trem de Prata, que fazia o trajeto que o trem-bala deve fazer no futuro, entre Rio e São Paulo. Com vagões aconchegantes e ambientes românticos, a composição circulou entre dezembro de 1994 e novembro de 1998.
A malha ferroviária entre os dois Estados foi construída em 1949 e se chamava Santa Cruz. Durante 40 anos, os trens da operadora circularam pelo trecho, até a última viagem em fevereiro de 1991. O Trem de Prata foi uma tentativa de retomar o transporte de passageiros entre as duas regiões. Em 1994, a Rede Ferroviária decidiu fazer uma parceria com a iniciativa privada e retomou o serviço. O Trem de Prata operava à noite e demorava 9h30 para chegar ao destino.
Mas os passageiros não reclamavam. Em vagões-leito, com banheiro privativo, chuveiro e água quente, eles tinham direito até a um jantar francês, com som ambiente e luz de abajures.
A composição, no entanto, sucumbiu à redução dos preços das passagens aéreas e terminou a sua última viagem no dia 30 de novembro de 1998. Houve outras tentativas de retomada, mas foram em vão.
Hoje, o Brasil conta com poucas linhas ferroviárias de passageiros. Entre elas estão a Estrada de Ferro Vitória-Minas e a Estrada de Ferro Carajás, ambas da Vale. Há ainda as ferrovias do Paraná. O número de passageiros não ultrapassa 1,5 milhão por ano.
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