Trichet está reunido com CEOs de bancos da Europa, diz fonte

Encontro ocorre dois dias antes da publicação dos testes de estresse com bancos europeus 

Danielle Chaves, da Agência Estado,

21 de julho de 2010 | 07h57

Autoridades do Banco Central Europeu (BCE), incluindo o presidente da instituição, Jean-Claude Trichet, estão reunidas com executivos-chefes dos maiores bancos da Europa. Segundo uma fonte, a reunião - que acontece dois dias antes da publicação dos testes de estresse com bancos europeus - começou às 7h (horário de Brasília) e está sendo realizada a portas fechadas na sede do BCE, em Frankfurt (Alemanha).

Entre os CEOs presentes ao encontro estão os do Intesa Sanpaolo, do Banco Bilbao Vizcaya Argentaria (BBVA) e do UniCredit. Também já chegou ao evento, segundo fontes, o presidente do Banco da Itália, banco central do país, Mario Draghi, que é chairman do Conselho de Estabilidade Financeira do BCE, do qual fazem parte órgãos reguladores, supervisores e instituições financeiras internacionais, entre outros.

Autoridades do BCE regularmente trocam opiniões com os banqueiros, mas a reunião de hoje é de interesse particular porque ocorre dois dias antes da esperada publicação dos resultados dos testes de estresse com bancos europeus, na sexta-feira, pelo Comitê de Supervisores Bancários Europeus.

Os testes estão avaliando 91 bancos da Europa para verificar a solidez de seus balanços financeiros, o cumprimento das regras de capital e a exposição deles à dívida soberana de 30 países europeus sob certos cenários de estresse. As informações são da Dow Jones.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.