coluna

Carolina Bartunek: ESG, o que eu tenho a ver com isso?

Trichet vê recuperação econômica possível a partir de 2010

A recuperação econômica deve ocorrer a partir do próximo ano, disse o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, nesta quarta-feira, acrescentando que a autoridade monetária segue pronta para tomar medidas adicionais para estimular a atividade, se necessário.

SO, REUTERS

18 de março de 2009 | 07h12

"O ano de 2009 será muito, muito difícil", disse ele à rádio Europe 1. "Ao mesmo tempo, há um consenso entre instituições públicas e privadas de que 2010 pode ser o ano de uma modesta recuperação do crescimento."

Questionado sobre se o BCE pode adotar a medida de BCs como o norte-americano e o britânico e comprar ativos diretamente, Trichet disse que "estamos considerando, no momento, se é apropriado adotar medidas complementares, que não necessariamente seriam idênticas às que nossos colegas tomaram".

"Continuamos vigilantes, e tanto na esfera monetária como na fiscal é importante tomar decisões audaciosas imediatamente quando necessário, e ao mesmo tempo assegurar e inspirar confiança em nossa capacidade de manter a estabilidade dos preços no médio e no longo prazos."

Tudo o que sabemos sobre:
MACROBCETRICHET*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.