Troika não discute reestruturação da dívida grega--autoridade

Os credores internacionais da Grécia não estão atualmente discutindo a possibilidade de outra reestruturação da dívida do país, afirmou nesta quarta-feira o coordenador dos ministros das Finanças da zona do euro, Thomas Wieser.

Reuters

31 Outubro 2012 | 07h57

Os ministros realizarão ume teleconferência nesta quarta-feira para discutir os avanços nas negociações entre Atenas e seu credores sobre as reformas que a Grécia tem que implementar para receber créditos emergenciais.

Wieser afirmou à rádio alemã que participou de discussões com autoridades da "troika" --Banco Central Europeu, Comissão Europeia e Fundo Monetário Internacional-- nos últimos dois dias.

"Em nenhuma dessas rodadas de discussões e negociações a palavra 'corte' foi mencionada", disse Wieser, acrescentando que as especulações da imprensa sobre a questão "não têm nada a ver com o trabalho da troika".

"As negociações (entre a Grécia e a troika) ainda não estão finalizadas", acrescentou.

A troika também está preparando um relatório sobre a sustentabilidade da dívida grega e avaliando maneiras de encontrar financiamento extra para a Grécia alcançar um superávit primário, que exclui pagamentos de juros, de 4,5 por cento do Produto Interno Bruto em 2016 e não em 2014.

A Grécia busca mais tempo para cumprir suas metas fiscais. A zona do euro afirma que não é possível tomar uma decisão antes que a troika apresente seu relatório sobre a situação da economia do país.

(Reportagem de Gareth Jones)

Mais conteúdo sobre:
MACROGRECIATROIKA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.