PUBLICIDADE

Trump ameaça impor mais tarifas a produtos importados

Pelo Twitter, o presidente americano disse que os outros países devem jogar de forma justa ou irão pagar

Por Sergio Caldas
Atualização:

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira, 26, que seu governo está levando outros países a reduzir ou eliminar barreiras comerciais que vem sendo "injustamente usadas há anos contra nossos fazendeiros, trabalhadores e empresas". "Estamos abrindo mercados e expandindo nossa presença. Eles devem jogar de forma justa ou irão pagar tarifas!", disse Trump, em sua conta oficial no Twitter.

+ EUA impõe tarifas ao aço e ao alumínio do México, do Canadá e da UE

+ China admite que está em 'guerra comercial' e ameaça retaliar EUA

Trump tambémameaçou, em sua conta no Twitter, impor uma tarifa contra os automóveis importados dos países da União Europeia Foto: AFP PHOTO / MANDEL NGAN

PUBLICIDADE

Numa postagem anterior, Trump voltou a abordar a questão da fabricante de motocicletas Harley-Davidson, que decidiu transferir para o exterior em até 18 meses a produção de unidades hoje vendidas à União Europeia. Na sexta-feira, a tarifa de importação cobrada por Bruxelas sobre as motos americanas saltou de 6% para 31%, um movimento destinado a retaliar as tarifas de Washington sobre a importação de aço e alumínio europeus.

+ CELSO MING O surfe de Trump

Segundo Trump, a Harley-Davidson já havia anunciado no começo do ano que iria transferir significativa parte de suas operações de Kansas para a Tailândia, "bem antes" do anúncio de tarifas. "Desta forma, eles (a Harley-Davidson) só usaram as tarifas/guerra comercial como desculpa. (Isso) mostra como o comércio é desequilibrado e injusto, mas vamos consertar isso...", disse o presidente americano.

Ontem, Trump já havia dito ter ficado "surpreso" que, "de todas as companhias", a Harley-Davidson seria a primeira a "jogar a toalha".

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.