Evan Vucci/AP
Evan Vucci/AP

Trump se diz otimista com negociações comerciais com a China

Após várias altas de tarifas, os líderes dos dois países concordaram em postergar novos aumentos

Associated Press, O Estado de S.Paulo

06 de janeiro de 2019 | 17h21

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, expressou otimismo sobre as negociações comerciais com a China, num momento em que autoridades norte-americanas são esperadas em Pequim para conversas que visam amenizar a batalha comercial entre os dois países.

"Eu realmente acredito que eles querem fazer um acordo. As tarifas prejudicaram muito a China", disse Trump neste domingo, 6, quando comentou ter falado recentemente com o presidente chinês, Xi Jinping.

China e EUA vão retomar negociações para tentar encerrar guerra comercial

Depois de vários aumentos nas tarifas de ambos os lados, os líderes concordaram em 1º de dezembro em postergar novas altas. Autoridades americanas devem chegar a Pequim nesta segunda-feira.

Os governos dos EUA e da China enfrentam pressão para chegar a um acordo. O crescimento econômico chinês diminuiu a 6,5% no trimestre encerrado em setembro. O crescimento do terceiro trimestre nos EUA foi de 3,4% e o desemprego está no nível mais baixo en cinco décadas, mas pesquisas mostram que a confiança do consumidor está enfraquecendo devido a preocupações com o crescimento.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.