Divulgação
Divulgação

finanças

E-Investidor: "Você não pode ser refém do seu salário, emprego ou empresa", diz Carol Paiffer

TV Estadão estreia nos televisores conectados

Aplicativo está disponível gratuitamente nos aparelhos com conexão à internet da Sony desde o começo deste mês

O Estado de S. Paulo,

12 de outubro de 2013 | 18h01

 Os vídeos da TV Estadão já podem ser vistos no televisor. Desde o começo deste mês, quem tem em casa um aparelho da Sony conectado à internet pode acessar o aplicativo da TV Estadão, que traz as notícias e as análises mais recentes sobre política, economia e esportes, entre outros temas.

TV Estadão está disponível gratuitamente nos aparelhos Smart TV da Sony adquiridos desde 2010, em posição de destaque no menu de aplicativos. "O Estadão tem grande tradição em notícias, e o público do jornal tem muita empatia com nossos produtos", disse Leonardo Castro, coordenador de Desenvolvimento de Novos Negócios da Sony Brasil. "Com o aplicativo, oferecemos conteúdo de grande relevância. São vídeos com qualidade do Estadão."

Segundo Castro, os consumidores têm procurado cada vez mais nos pontos de venda TVs que se conectem à internet. Além disso, vem crescendo a base de clientes que usam os recursos interativos de suas TVs conectadas.

As TVs conectadas foram 21% dos aparelhos vendidos no Brasil em 2012, comparadas a 20% no ano anterior. Em faturamento, responderam por 31% do mercado total, frente a 30% em 2011. Os dados não incluem as TVs de tubo, que representaram somente 0,2% do mercado de televisores em 2012. Os números são da empresa de pesquisas GFK.

No aplicativo da TV Estadão, os vídeos são divididos nas editorias de Política, Economia, Esportes, Cultura, Internacional, Link (tecnologia) e PME (pequenas empresas), além dos destaques do canal. Em breve, o aplicativo também estará disponível em TVs inteligentes de outros fabricantes.

Em abril, o Grupo Estado havia lançado um aplicativo inédito de notícias em texto para as TVs conectadas da Samsung. Ao instalá-lo, o espectador passava a ter, numa barra horizontal (também chamada de "ticker"), manchetes atualizadas do portal Estadão.com.br. O ticker do Estadão continua disponível nos televisores da Samsung.

Os aplicativos do Estado para TVs conectadas fazem parte da estratégia do grupo de fazer com que seu conteúdo esteja disponível ao leitor em qualquer momento de sua vida. Existe uma complementaridade entre os televisores e outras plataformas digitais, como celulares e tablets. É o fenômeno que os especialistas chamam de "segunda tela", em que os espectadores assistem à TV e interagem via internet usando um dispositivo móvel.

As TVs conectadas são uma tendência em expansão em todo o mundo. No ano passado, foram vendidos mundialmente 66 milhões de aparelhos com conexão à internet, de acordo com a empresa de pesquisas IHS Screen Digest, o que representou 25% do volume total de televisores. Em 2016, as vendas devem alcançar 173 milhões de unidades, com uma fatia de 66% das vendas totais de TVs.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.