TV paga fecha janeiro com 7,62 milhões de assinantes

O mercado brasileiro de TV por assinatura fechou o mês de janeiro com 7,62 milhões de clientes, segundo balanço divulgado esta tarde pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Somente no mês passado, 150 mil novos assinantes contrataram os serviços de TV paga, o que representa um crescimento de 2% em relação ao número total de assinantes de dezembro de 2009.

GERUSA MARQUES, Agencia Estado

24 de fevereiro de 2010 | 17h44

A Anatel estima que os serviços de TV por assinatura alcancem hoje mais de 25 milhões de brasileiros, levando-se em conta as estatísticas divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de que existem, em média, 3,3 pessoas por domicílio.

A TV a cabo é a tecnologia que detém o maior número de clientes, com 57,9% do mercado. Os serviços de TV paga via satélite (DTH) aparecem em segundo lugar, com 37,4% dos clientes, e a tecnologia via micro-ondas terrestres (MMDS) aparece em terceiro lugar, com 4,7% dos assinantes.

As regiões Norte e Nordeste apresentaram, nos últimos 12 meses, os maiores índices de crescimento do mercado, 33,94% e 24,85%, respectivamente. Esse desempenho se deu principalmente pelo aumento do número de operadoras que usam o sistema via satélite, que permite cobertura nacional. As licitações de TV a cabo, por sua vez, estão paradas desde 2000. O crescimento nacional foi de 19,64%, de fevereiro de 2009 a janeiro de 2010.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.