PUBLICIDADE

UE apresenta acusação formal contra o Google por violação antitruste

Apesar de três tentativas anteriores de acordo, caso de abuso de domínio nas buscas online se arrasta há anos na União Europeia

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:
Comissária de Competição da UEMargrethe Vestager fala sobre leisantitruste na sede da União Europeia em Bruxelas, na Bélgica Foto:

BRUXELAS - Os reguladores da União Europeia acusaram formalmente o Google de violar as leis antitruste do bloco, abusando de seu domínio nas buscas online. A medida representa uma escalada no caso, que se arrasta há anos, apesar de três tentativas anteriores de um acordo.

PUBLICIDADE

Pela primeira vez um regulador apresentou acusações formais contra o gigante do setor da tecnologia sediado na Califórnia. A medida coloca a UE na vanguarda de um debate global sobre a regulação das grandes plataformas da internet.

Em comunicado, os reguladores europeus disseram que haviam chegado à conclusão preliminar de que o Google "sistematicamente posiciona e mostra com proeminência seu serviço de comparação de compras em suas páginas gerais de busca, independentemente de seus méritos". Essa conduta começou a ser adotada em 2008, segundo os reguladores.

Também foi aberta uma investigação formal separada sobre as práticas de negócios do Google em relação a seu sistema de operação Android para celulares.

Uma decisão final da UE pode sair mais tarde neste ano, após o Google ter a chance de enviar explicações para os reguladores. O caso pode influenciar os reguladores em outras jurisdições, segundo especialistas.

O Google disse a seus funcionários nesta terça-feira que tem argumentos muito fortes contra as acusações esperadas. No passado, a empresa negou desobedecer leis antitruste e argumentou que, ao fornecer respostas mais diretas para pesquisas online de seus próprios serviços, beneficia os consumidores. (Com informações da Dow Jones)

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.