Renda extra

Fabrizio Gueratto: 8 maneiras de ganhar até R$ 4 mil por mês

UE fará teste de estresse de bancos até setembro, dizem fontes

A União Europeia vai realizar até setembro teste de estresse em seu sistema bancário para determinar a resistência do setor ao declínio econômico e descobrir se ele está adequadamente capitalizado, disseram fontes da UE nesta terça-feira.

Jan Stru, Reuters

12 de maio de 2009 | 09h30

Os testes de estresse serão realizados por supervisores nacionais de acordo com diretrizes e metodologia padrão do comitê dos supervisores bancários europeus (CEBS, na sigla em inglês), disseram as fontes.

"A decisão foi tomada pelos ministros das Finanças da UE. Eles decidiram pedir que o comitê dos supervisores bancários europeus organizasse um teste de estresse", afirmou uma fonte próxima aos ministros.

"Mas não é um teste de estresse de instituições individuais, como os norte-americanos estão fazendo. É mais um teste de estresse altamente agregado, que pode mostrar o grau de resistência do setor bancário europeu como um todo", disse a fonte.

"Isso mostraria se existe necessidade adicional de capital ou se os bancos estão adequadamente capitalizados na atual situação", afirmou a fonte.

Os Estados Unidos testaram individualmente 19 bancos para avaliar se o capital disponível das instituições era suficiente para enfrentar uma eventual nova deterioração da situação econômica e descobriram que 10 deles devem levantar capital, num valor total de 74,6 bilhões de dólares.

Uma segunda fonte da UE enfatizou que o teste europeu não vai examinar instituições individualmente, já que isso é o papel das autoridades nacionais.

Tudo o que sabemos sobre:
CRISEEUROPATESTE*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.