finanças

E-Investidor: "Você não pode ser refém do seu salário, emprego ou empresa", diz Carol Paiffer

UE: Grécia tem déficit de financiamento de € 4 bi em 2014

A Grécia enfrenta um déficit de financiamento de cerca de 4 bilhões de euros e os ministros do Eurogrupo terão que decidir este ano como resolvê-lo, afirmou nesta quinta-feira uma autoridade da União Europeia à Market News International.

Agencia Estado

12 de setembro de 2013 | 12h33

"Existe um déficit de financiamento já identificado de 4 bilhões de euros para 2014", disse a fonte, em entrevista exclusiva.

A questão precisa ser resolvida ainda este ano porque o Fundo Monetário Internacional (FMI) só pode participar do resgate grego se o país estiver financiado completamente com 12 meses de antecedência. Segundo a autoridade, uma missão da troica na Grécia a partir da próxima semana vai determinar o tamanho exato do déficit.

O FMI estimou que a Grécia precisará de 11 bilhões de euros de financiamento para chegar ao fim do ano de 2015 e a autoridade da UE afirmou que os ministros do Eurogrupo podem querer lidar também com a necessidade de financiamento de longo prazo do país já este ano.

Segundo a fonte, o programa grego está "nos trilhos", mas quatro reformas precisam ser adotadas antes do fim de setembro para que o país receba a próxima tranche de 500 milhões de euros em outubro. Ele também minimizou a ideia de um desconto da dívida grega. "Os indícios vindos de uma série de países são claramente negativos", afirmou. Fonte: Market News International.

Tudo o que sabemos sobre:
UEGRÉCIADÉFICIT

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.