UE investiga compra da Sun Microsystems pela Oracle

Comissão Europeia demonstra preocupação de que o negócio impedirá a concorrência no mercado

Danielle Chaves, da Agência Estado,

03 de setembro de 2009 | 10h50

A Comissão Europeia abriu uma investigação antitruste detalhada sobre o planejado acordo de US$ 7,4 bilhões segundo o qual a Oracle vai comprar a Sun Microsystems, citando "sérias preocupações" de que o negócio vai impedir a concorrência no mercado. A Comissão quer garantir que as opções dos consumidores não sejam reduzidas e que eles não enfrentem preços mais altos como resultado da transação, afirmou Neelie Kroes, comissária da União Europeia para Concorrência.

 

A investigação dá à Comissão mais quatro meses para decidir se exige concessões da Oracle para autorizar o acordo. O fim do prazo para a investigação foi marcado para o dia 19 de janeiro de 2010, mas uma cooperação sobre concessões poderá fazer com que a decisão seja tomada antes.

 

O mercado de banco de dados é altamente concentrado na Oracle, International Business Machine (IBM) e Microsoft, que controlam aproximadamente 85% do mercado em termos de receita, disse a Comissão. A Oracle produz bancos de dados e outros softwares para empresas grandes, enquanto a Sun produz servidores e é proprietária da amplamente usada plataforma tecnológica Java e do programa de banco de dados de fonte aberta MySQL.

 

A Oracle vai querer acelerar o processo de autorização, já que qualquer atraso poderá prejudicar ainda mais a fatia de mercado da Sun em servidores corporativos. Recentemente a IBM confirmou que seu negócios vêm se beneficiando das incertezas que circundam o acordo entre a Oracle e a Sun. A IBM ganhou mais de 250 clientes da Sun no primeiro semestre deste ano.

 

A Oracle anunciou sua intenção de comprar a Sun em abril, depois de a IBM ter feito uma oferta pela empresa. Os acionistas da Sun aprovaram a venda para a Oracle em julho e o Departamento de Justiça dos EUA aprovou a transação em agosto, após sua própria revisão antitruste, feita em junho. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
UESun MicrosystemsOracle

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.