Ações

Empresas de Eike disparam na bolsa após fim de recuperação judicial da OSX

UE prepara base para acordo sobre capital de bancos

Os ministros das Finanças da União Europeia, depois de discussões hoje, assentaram as bases para um acordo para fixar um novo patamar de exigência de capital nível 1, o que reforçaria os indicadores de solvência e liquidez para os bancos europeus, disse o ministro da Suécia, Anders Borg.

FÁBIO ALVES, Agencia Estado

22 de outubro de 2011 | 20h25

"Colocamos as bases para um acordo sobre a questão dos níveis de capital", disse ele a jornalistas após as reuniões de hoje, que antecedem o encontro de cúpula de amanhã. Borg disse que "fizemos algum progresso quanto à recapitalização dos bancos". Contudo, "mais trabalho" precisa ser feito pelos governos da zona do euro para que os ministros das Finanças cheguem a um acordo sobre a ampliação do Fundo Europeu de Estabilização Financeira (EFSF, na sigla em inglês), afirmou ele.

A primeira solução para os bancos que estão sofrendo para obter mais capital será tentar levantar mais recursos junto a investidores privados e também via retenção de dividendos, disse Borg. "Mas obviamente haverá uma responsabilidade por parte dos governos nacionais", afirmou.

Por outro lado, o presidente do banco central do Reino Unido, George Osborne, disse que tinha havido "um progresso real" na reunião que durou mais de dez horas hoje. Os ministros, afirmou ele, tinham "chegado a decisões importantes para fortalecer os bancos europeus".

"Isso é apenas uma parte do pacote e obviamente há mais trabalho a ser feito e a Grã-Bretanha manterá a pressão nos próximos dois dias para conseguir um pacote amplo que resolva a crise europeia", disse ele. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
crisebancoscapitalUEreunião

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.