Renda extra

Fabrizio Gueratto: 8 maneiras de ganhar até R$ 4 mil por mês

UE quer novos rótulos para valorizar produtos agrícolas

A Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia (UE), propôs hoje uma mudança nas regras de rotulagem de alimentos do bloco formado por 27 países europeus. Segundo autoridades da comissão, a alteração irá destacar a qualidade superior dos produtos agrícolas e ajudar produtores da UE a competirem com outras regiões do mundo. Produtos alimentícios dos Estados Unidos, América Latina e Ásia têm custos mais baixos do que os europeus.

DEISE VIEIRA, Agencia Estado

28 de maio de 2009 | 11h51

A comissão quer incluir mais informações nos rótulos dos produtos, como o local de cultivo, além de melhorar a rotulagem de produtos orgânicos e examinar a possibilidade de criar um rótulo específico para produtos "tradicionais" ou produtos cultivados em regiões montanhosas.

A UE tem umas das regras mais rigorosas no que diz respeito à agricultura, o que inclui, entre outras medidas, proteção ao bem-estar dos animais e restrições ao uso de pesticidas. "Temos de perceber que a Europa não pode competir com a produção em massa de outros países onde os custos são menores", afirmou a comissária agrícola da UE, Mariann Fischer Boel. "Portanto, temos de focar em produtos de alta qualidade, pelos quais os consumidores estão prontos para pagar um preço maior", disse ela. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
União Europeiaalimentosconcorrência

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.