UE reafirma que testes de estresse serão publicados às 13h de sexta-feira

Ontem fontes afirmaram que os resultados poderiam ser anunciados às 3h (horário de Brasília)

Danielle Chaves, da Agência Estado,

22 de julho de 2010 | 08h59

O Comitê de Supervisores Bancários Europeus (CEBS, na sigla em inglês) vai publicar os resultados dos testes de estresse dos bancos às 13h (de Brasília) de sexta-feira, segundo um porta-voz da Comissão Europeia. O comunicado da comissão, que é o braço executivo da União Europeia, foi feito enquanto alguns reguladores europeus pressionam para que as informações sejam divulgadas mais cedo.

Ontem fontes afirmaram que os resultados poderiam ser anunciados às 3h (de Brasília) de sexta-feira para evitar que a divulgação fosse feita quando os mercados dos EUA, onde são negociados American Depository Receipts (ADRs) de bancos europeus, ainda estivessem abertos.

Vários reguladores da União Europeia disseram que Reino Unido, Alemanha e França, onde estão os maiores mercados de ações europeus, estão pressionando para que os testes sejam publicados no início da sexta-feira. Os testes de estresse estão analisando como os balanços financeiros dos bancos se comportariam diante de diversos graus de deterioração econômica.

O pior cenário é uma situação em que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) durante os próximos dois anos seja três pontos porcentuais mais baixos do que o assumido pela Comissão Europeia em suas últimas estimativas econômicas e em que as carteiras de dívida soberana caiam mais do que caíram em maio, quando a União Europeia organizou um pacote de empréstimos para governos da zona do euro. As informações são da Dow Jones.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.