Publicidade

Ultrapar fará oferta por ativos de GLP da Shell na Europa, diz FT

Companhia anglo-holandesa colocou ativos à venda por até US$ 1,2 bilhão

Por Daniela Milanese e correspondente da Agência Estado
Atualização:

A Ultrapar deve fazer amanhã uma oferta pelos ativos de gás liquefeito de petróleo da Royal Dutch Shell na Europa, segundo o Financial Times.

PUBLICIDADE

A companhia anglo-holandesa colocou os ativos à venda por até US$ 1,2 bilhão, mas executivos de bancos afirmaram ao jornal britânico que a empresa não conseguirá esse valor, em razão da atual turbulência nos mercados.

Conforme o FT, o leilão para a venda dos ativos deve atrair outros interessados, como private equities e o grupo mexicano Zeta Gas. "Se a Ultrapar conseguir comprar os negócios de GLP da Shell, será uma das maiores aquisições por uma companhia brasileira na Europa", diz o jornal.

A publicação lembra que a Shell já tentou, sem sucesso, vender esses ativos há cinco anos, quando a Ultrapar também fez uma oferta.

A petroleira anglo-holandesa enfrenta oposição dos sindicatos para se desfazer dos negócios, principalmente na França, onde está um dos principais ativos, a Butagaz, líder no fornecimento de gás no país, com 400 empregados e receitas de 680 milhões de euros.

"Uma pessoa familiar ao leilão diz que ele pode até ser abandonado", afirma a publicação

Muitos dos 1,2 mil funcionários franceses fizeram greve na semana passada contra o plano de vender a Butagaz, que representa 40% dos negócios de GLP da Shell na Europa. Há operações também no Reino Unido, Holanda, Bélgica, Polônia e na região nórdica.

Publicidade

Segundo o FT, o negócio está enfrentando competição crescente dos supermercados e o lucro das operações de gás da Shell na Europa caiu pela meta nos últimos cinco anos, para 120 milhões de euros no ano passado.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.