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Um dia para a publicidade brasileira

Festival de Cannes promoverá 'Brazil Day' no dia 19 de junho, com 13 palestras sobre mercado, inovações e campanhas nacionais

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Por Redação
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A publicidade brasileira terá um espaço de destaque na edição 2014 do Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade, que acontecerá entre os dias 15 e 21 de junho. O evento terá em seu programa uma série de palestras sobre o mercado brasileiro no dia 19, quando será realizado o 'Brazil Day'. "O festival de Cannes em 2013 mostrou o Brasil como o segundo país mais criativo do mundo e São Paulo como a cidade mais criativa. É a prova de que a publicidade brasileira está em ascensão", disse o CEO do festival, Philip Thomas, em comunicado. O Estado é o representante oficial do festival Cannes Lions no Brasil.No ano passado, a publicidade brasileira bateu recorde de conquista de leões, com 114 no total, superando de longe a marca anterior, de 80 prêmios em 2012. O País é o segundo a ter um evento para destacar a publicidade local no festival. No ano passado, foi a vez da China.Programação. O "Brazil Day" terá 13 seminários, que vão abordar peculiaridades da cultura brasileira, cases da publicidade nacional e inovações na indústria. O diretor criativo da agência Tátil, Fred Gelli, por exemplo, vai comentar como a agência desenvolveu o logotipo da Olimpíada de 2016, no Rio. O sócio e vice-presidente de planejamento estratégico da agência Leo Burnett, Marcelo Magalhães, falará sobre a expansão do consumo e sobre como as marcas influenciam o comportamento dos brasileiros. Ele apresentará o case da campanha "Vem pra Rua", da Fiat, que foi feita para convidar as pessoas a celebrar a Copa das Confederações. Mas o slogan acabou se tornando um dos termos usados nas redes sociais para convidar as pessoas a participar das manifestações que tomaram o País em junho. "O brasileiro se apropriou de um slogan criado por uma marca e o transformou em um grito de guerra para uma questão ligada a cidadania", diz Magalhães.O CEO da JWT no Brasil, Ezra Geld, vai abordar a criatividade do trabalho brasileiro que, segundo ele, se deve ao fato de que é feito em conjunto: as áreas de mídia e criação trabalham juntas, assim como as atividades offline e online. "O mercado brasileiro trabalha bem para as marcas porque a nossa proposta é integrada", disse Geld. Ele trará exemplos de como essa integração funciona na prática e deixará uma provação: por que isso não é padrão do mercado como um todo?Já Alexandre Peralta, da agência Peralta, vai compartilhar os desafios de atuar no País como um agência independente. "A maioria das agências brasileiras são ligadas a conglomerados internacionais. Nós somos um dos poucos que se mantém independentes", disse.O crescimento expressivo do uso de smartphones no Brasil e as oportunidades que as marcas terão para se comunicar com os clientes serão o tema da palestra de Léo Xavier, CEO da agência Pontomobi, focada em mobile marketing. "O Brasil já tem a quarta maior base de smartphones do mundo. Mas esses dispositivos têm menos de 30% de penetração no mercado de celulares. O potencial é enorme", disse Xavier.

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