Um quarto das terras da Índia está se transformando em deserto, diz ministro

Cerca de um quarto das terras da Índia está se transformando em deserto e a degradação de áreas agrícolas é um problema grave, segundo o ministro do Meio Ambiente, Prakash Javadekar. O cenário pode ameaçar a segurança alimentar no segundo país mais populoso do mundo.

REUTERS

18 de junho de 2014 | 10h58

A Índia ocupa apenas 2 por cento do território do mundo, mas abriga 17 por cento da população, o que leva ao uso excessivo de terras e pastagens. Esse quadro e a mudança de padrões de chuva são as principais causas da desertificação.

"A terra está se tornando estéril, a degradação está acontecendo", disse Javadekar. "Muitas áreas estão prestes a se tornarem desertos, mas isso pode ser impedido."

A terra em degradação - em grande parte definida pela queda de produtividade - é estimada em 105 milhões de hectares, constituindo 32 por cento do total de terras do país.

De acordo com a Organização de Pesquisa Espacial da Índia, que preparou um relatório sobre a desertificação em 2007, cerca de 69 por cento das terras no país estão secas, tornando-as vulneráveis à erosão hídrica, eólica e salinização.

Os Estados de Rajasthan, Gujarat, Punjab, Haryana, Karnataka e Andhra Pradesh estão entre os mais áridos e estão entre os Estados produtores de algodão e colza da Índia.

(Reportagem de Krishna N. Das e Shyamantha Asokan)

Tudo o que sabemos sobre:
INDIATERRASDESERTO*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.