PUBLICIDADE

Publicidade

Trump diz que Banco Central é o único problema da economia dos EUA e bolsas caem

Presidente dos EUA se manifestou no Twitter sobre a política de juros do banco central do país

Por Ricardo Leopoldo e Nicholas Shores
Atualização:
O presidente Donald Trump no Salão Oval da Casa Branca, em Washington, nos Estados Unidos Foto: Manuel Balce Ceneta/AP Photo

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira que “o único problema” que a economia do país tem é o Federal Reserve (Fed, o banco central americano). “Eles não têm sensibilidade pelo mercado, não entendem guerras comerciais necessárias ou dólares fortes ou mesmo paralisações democratas em torno de fronteiras”, comentou no Twitter.

PUBLICIDADE

Desde o início da semana passada, o BC americano vem sendo alvo de uma nova rodada de críticas de Trump, que na véspera da decisão em que o Fed elevou a taxa básica de juros para a faixa entre 2,25% e 2,50%, insistiu que a instituição não promovesse esse aperto para não deixar o mercado “ainda mais ilíquido”.

No sábado, o secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, disse que Trump “nunca sugeriu nem acredita ter o direito de demitir” o presidente do Fed, Jerome Powell, como indicou reportagem da ‘Bloomberg’. 

Bolsas caem nos EUA e na Europa

As bolsas ao redor do mundo reagiram negativamente à notícia de que o Secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Steven Mnuchin, havia se reunido com executivos-chefes de grandes bancos americanos para verificar se as instituições tinham liquidez.

Enquanto analistas tentam entender por que Mnuchin deixou claro que tratou com os dirigentes de bancos privados, Donald Trump agregou mais uma fonte de insegurança no relacionamento institucional entre seu governo e o Federal Reserve (Fed).  A avaliação é de que os ataques ao Federal Reserve são uma tentativa do governo Trump de desviar o debate sobre os motivos e responsáveis pelo fechamento parcial de repartições públicas federais, entre elas a receita federal, outras áreas do Tesouro e o departamento que cuida da segurança de fronteiras.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.