Renda extra

Fabrizio Gueratto: 8 maneiras de ganhar até R$ 4 mil por mês

Usina de Santo Antônio inicia operação de duas turbinas

Geração comercial de energia tem início apesar da greve dos operários da usina, que já dura dez dias

Luciana Collet, da Agência Estado,

30 de março de 2012 | 17h04

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou nesta sexta-feira o início da operação comercial de duas turbinas da Usina Hidrelétrica Santo Antonio, no Rio Madeira, em Rondônia. As unidades geradoras UG1 e UG4 somam 139,180 MW.

Em nota, a Santo Antônio Energia, concessionária responsável pela usina, destacou que o início da operação comercial da usina acontece nove meses antes do cronograma previsto no edital. Por ora, a energia será transmitida por meio de uma subestação provisória, que garantirá a conexão da usina ao Sistema Elétrico Regional e, por consequência, ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

Ainda segundo a empresa, até o final de 2012 a usina terá 12 turbinas em geração comercial. A totalidade das turbinas estarão em operação a partir de janeiro de 2016.

O início das operações comerciais da usina acontece apesar da greve dos operários que trabalham na construção da usina, desde 20 de março.

A operação comercial da usina de Santo Antônio estava prevista pela concessionária para janeiro, mas logo no início da fase de testes uma falha foi identificada e teve de ser corrigida, levando a empresa a prorrogar o período de testes.

Entre os acionistas da Santo Antônio Energia estão Eletrobras Furnas (39%), Odebrecht Energia (18,6%), Andrade Gutierrez (12,4%), Cemig (10%) e o Caixa FIP Amazônia Energia (20%).

Tudo o que sabemos sobre:
energiaSanto Antôniogeração

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.