Vale fecha acordos com pequenas siderúrgicas chinesas

A Vale fechou acordos para o fornecimento de minério de ferro a 38 pequenas siderúrgicas chinesas, representando um total de 50 milhões de toneladas para este ano, informou a edição desta quarta-feira do jornal Beijing News.

AE-DOW JONES, Agencia Estado

10 de junho de 2009 | 02h54

Citando uma fonte do setor, o jornal disse que a Vale exportou 85 milhões de toneladas de minério de ferro para a China no ano passado, o que faz destes acordos com as siderúrgicas pequenas uma parte significativa de sua carga vinculada à China.

O Beijing News não especificou os preços do minério de ferro nestes acordos. As siderúrgicas menores são privadas, o que significa que não fazem parte da Associação do Ferro e do Aço da China (Cisa, na sigla em inglês).

A Vale havia declarado que neste ano recuaria de seu papel habitual de fixadora de preço nas negociações com a China, deixando que as mineradoras anglo-australianas Rio Tinto e BHP Billiton assumissem a liderança das conversas com as siderúrgicas. .

A Associação chinesa quer um corte de pelo menos 40% no preço de referência do minério de ferro, mas as mineradoras já acertaram uma redução de 33% com outros clientes asiáticos. Representantes da Cisa e da Vale não estavam disponíveis para comentários. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
ValeminérioChina

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.