Márcio Fernandes/Estadão
Márcio Fernandes/Estadão

Vale-gás começa a ser pago nesta terça; veja o calendário e saiba quem tem direito 

Repasses do benefício serão realizados seguindo o calendário do Auxílio Brasil, de acordo com o final do Número de Identificação Social (NIS) 

Redação , O Estado de S.Paulo

18 de janeiro de 2022 | 11h33

O governo federal inicia nesta terça-feira, 18, os pagamentos do Auxílio Gás, no valor de R$ 52, para 5,47 milhões de famílias contempladas em janeiro. Os repasses para as famílias contempladas seguirão o mesmo cronograma do Auxílio Brasil, de acordo com o Número de Identificação Social (NIS). 

Neste mês, os depósitos vão do dia 18, para beneficiários que possuem NIS com final 1, até o dia 31, para os beneficiários de NIS com final 0. O pagamento do Auxílio Gás será realizado a cada dois meses. 

Veja o cronograma de pagamento de janeiro abaixo.  

FINAL DO NIS - DIA E MÊS DO PAGAMENTO 

1 - 18/jan

2 - 19/jan

3 - 20/jan

4 - 21/jan

5 - 24/jan

6 - 25/jan

7 - 26/jan

8 - 27/jan

9 - 28/jan

0 - 31/jan

Com o Auxílio Gás, os beneficiários receberão, a cada bimestre, o valor correspondente a 50% da média do preço nacional de referência do botijão de 13 kg do gás de cozinha. A média será divulgada mensalmente pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP)

Os repasses serão realizados da mesma forma que os repasses do Auxílio Brasil. Beneficiários poderão movimentar o dinheiro pelo aplicativo Caixa Tem, e poderão realizar compras e pagar contas com o cartão de débito virtual e QR Code. Aqueles que recebem por meio de cartão também podem realizar saques nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, correspondentes bancários e agências da Caixa. Será possível consultar o Auxílio Gás pelos aplicativos Auxílio Brasil e Caixa Tem, e pelo telefone 111. 

Segundo o Ministério da Cidadania, o investimento do governo no benefício em janeiro será de quase R$ 285 milhões. No último mês de dezembro, o Auxílio Gás foi pago a 108 mil beneficiários residentes em municípios afetados pelas chuvas na Bahia e em Minas Gerais. 

Quem tem direito ao vale-gás 

Para receber o Auxílio Gás, não é necessário realizar inscrição, já que as famílias são selecionadas pelo Ministério da Cidadania. O benefício será pago a famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do governo federal com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo ou que tenham entre seus membros residentes no mesmo domicílio quem receba o benefício de prestação continuada (BPC), pago a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda. 

Segundo a lei, o auxílio será concedido preferencialmente às famílias com mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência.

O Ministério da Cidadania informou que o programa gradualmente admitirá mais famílias. A previsão é que, em setembro de 2023, todos os beneficiários do programa Auxílio Brasil sejam atendidos. 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.