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Varejo conta com Internet para fechar contas

Companhias como Saraiva, Pão de Açúcar e Lojas Americanas começam a obter resultados com aposta em vendas pela Internet.

Por Agencia Estado
Atualização:

A aposta das redes de varejo nas vendas pela Internet começa a dar resultados em cifras, após cerca de três anos de operação. Companhias conhecidas, como Saraiva, Pão de Açúcar e Lojas Americanas, já estão esperando linhas azuis na web para fechar as contas do fim do ano. A Americanas.com espera lucro líquido para esse ano e a Saraiva prevê geração de caixa positiva em 2002. "O lucro operacional era projetado apenas para o final do ano que vem, mas já chegou a R$ 400 mil no quarto trimestre de 2001", disse o diretor financeiro da Americanas.com, Richard Lark. Um dos principais motivos apontados pelas cadeias é o ganho de escala. "As vendas pela Internet têm crescido sempre de maneira consistente", afirmou. O gerente geral de comércio eletrônico do Pão de Açúcar, Jonas Ferreira, revelou que em agosto as vendas do site Extra.com de eletroeletrônicos e informática foram as maiores da categoria, ou seja, bateram a melhor loja física do grupo nesses segmentos. Ele acredita que as vendas da rede pela Internet cresçam 50% em relação ao ano passado, mas não divulgou os números. O aumento das vendas da Saraiva.com ajudou a companhia a reduzir seu prejuízo em 45% no primeiro semestre deste ano, na comparação com igual período de 2001, para R$ 1,5 milhão. Segundo o diretor financeiro e de relações com investidores da Saraiva Livreiros Editores, João Luiz Hopp, "as vendas pela internet já são superiores às de qualquer outra loja da rede". O crescimento, segundo as empresas, está ligado a um processo de amadurecimento do consumidor. "O comércio eletrônico ainda está longe da maturação, mas tem se consolidado como uma boa opção de compra, principalmente em datas especiais, como o Natal", afirmou Ferreira, do Pão de Açúcar. "O mercado está crescendo, o consumidor vem perdendo o medo e está gastando mais", completou Lark, da Americanas. A rede vem apostando nas classes de maior poder aquisitivo, oferecendo produtos que não são encontrados nas lojas. Segundo ele, a Americanas tem uma base cadastrada de 500 mil clientes que já compraram. "O ritmo de captação é de 20 mil consumidores novos todos os meses." O Pão de Açúcar aposta cada vez mais na parceria entre lojas físicas e Internet, prática adotada em larga escala por todas as redes. "Colocamos quiosques dentro das unidades para despertar o interesse pelo comércio eletrônico", disse. Na Saraiva.com, o uso da mídia eletrônica por meio de e-mail para fazer propaganda contribuiu para reduzir custos.

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