Varig tem prazo para pagar ILFC e evitar devolução de aeronaves

Após a decisão do juiz Robert Drain, da Corte de Falências do Distrito Sul de Nova York, prorrogando a liminar que protege a Varig do arresto de aeronaves, segundo contratos e dívidas anteriores a junho de 2005, a empresa brasileira teve uma outra audiência apenas com os credores International Lease Finance Corporativo (ILFC).A audiência, que não durou mais que vinte minutos, tratava especificamente de dívida que a Varig tem com a ILFC vencendo hoje. O advogado da Varig, em Nova York, Rick Antonoff, pediu prorrogação para o pagamento que vence hoje às 18h de Brasília, mas não teve sucesso.Segundo estimativa dos advogados dos credores, as dívidas da Varig com o ILFC excedem US$ 8 milhões em leasing e manutenção. Além desta quantia, o ILFC acrescenta que a empresa brasileira tem de pagar mais US$ 12 milhões decorrentes de reparos de turbinas. Assim, se a Varig não fizer o pagamento até o fim do dia de hoje, será obrigada a devolver aeronaves que pertencem ao ILFC. No total, o credor tem 11 aeronaves com a Varig.Decisão americanaO juiz Robert Drain prorrogou ate 21 de junho a liminar que protege a Varig do arresto das aeronaves que estão sob contratos anteriores a junho de 2005. Drain concedeu a manutenção da liminar, "diante do esforço da Corte brasileira", para que o juiz Luiz Roberto Ayoub possa dar continuidade ao julgamento relativo a NV Participações. Esta decisão não invalida as decisões de outras Cortes norte-americanas, como nos casos da Boeing e da Willis Lease.A manutenção da liminar até a data estipulada era exatamente o que o advogado da Varig pediu, uma vez que reconheceu que não cabia mais manter o pedido por uma decisão permanente do juiz Drain neste caso. A decisão de hoje tem como objetivo dar tempo hábil, no caso de um parecer favorável da Justiça brasileira, para que a NV Participações os US$ 75 milhões exigidos pelas regras do leilão.No caso da Boeing, segundo a decisão judicial, a companhia aérea teria de entregar imediatamente os aviões que estão em operação. As aeronaves que estiverem em manutenção deveriam ser entregues até o início de julho. De acordo com a Varig, o departamento de planejamento de vôo da companhia está decidindo como será feito o remanejamento dos vôos que estavam programados para serem realizados com as aeronaves. Na prática, a Justiça americana concedeu à Boeing o direito de arrestar os aviões que estão sendo usados pela Varig. Os aviões eram alugados, mas o pagamento estava atrasado. A Boeing desistiu de esperar as negociações no Brasil. A medida representa um duplo golpe contra a companhia aérea. Além de perder os aviões, a decisão abre caminho para outras empresas retomarem seus aviões na Justiça americana.Willis LeaseFoi o que aconteceu com a Willis Lease. A Justiça americana determinou que a Varig terá de devolver em 30 dias, a partir de ontem, as turbinas que estão nas aeronaves que a empresa brasileira opera para a Willis Lease Finance Corp. No entanto, nos próximos sete dias, a companhia aérea precisará, ao menos, tirar de operação as nove turbinas para que o retorno seja efetuado no prazo estipulado.

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