Veículos: desconfie dos juros zero

As promoções de vendas de carros zero a prazo e sem juros podem não ser tão vantajosas quanto parecem. Apesar da garantia das montadoras de que os carros são vendidos a prazo sem nenhum custo adicional, as concessionárias estão oferecendo preços diferenciados para a venda de veículos em parcelas com juros zero e à vista. Na prática, parte dos juros está embutida no preço do carro.Aos olhos do consumidor desatento, a diferença passa por desconto. Analistas de mercado, porém, advertem: tudo não passa de uma jogada de números para embutir os juros. Visitas a concessionárias da Ford, Volkswagen, General Motors e Fiat e comprovam a variação de preços.No caso da GM, a diferença é explícita. Um Corsa Wind 1.0 é apresentado com os dois preços: R$ 15.884 à vista e R$ 16.420 a prazo. O vendedor informa que, se o consumidor pagar 50% do valor como entrada, pode parcelar o restante em 12 meses sem juros. O desconto de 3,3% na compra à vista é apresentado como cortesia da concessionária.Nas outras revendas, a diferença é mais camuflada. Os vendedores apresentam o mesmo preço para a venda a prazo e à vista. Mas é só o cliente chorar um pouco que o desconto logo aparece. "Se você for fechar o negócio agora, eu posso ver com o gerente quanto a gente pode conseguir", disse um vendedor da Hirai Veículos, da Volkswagen. Uma resposta afirmativa foi suficiente para que o preço de um Gol Special zero passasse de R$ 14.800 para R$ 14.000. A diferença de valor revela juros embutidos.Montadoras dizem que só sugerem preçoFord e Volkswagem não se manifestam sobre o assunto. A Fiat e a General Motors garantem que os juros não estão embutidos no preço dos carros. As fábricas alegam que sugerem às concessionárias um preço para venda - tanto à vista quanto a prazo - mas que elas têm liberdade para oferecer descontos para atrair os clientes.Já as concessionárias baseiam-se na lei do mercado para se defender. "Tenho de manter a média de vendas todos os meses. Às vezes prefiro abrir mão de parte do meu lucro para manter as vendas. É um direito dos comerciantes. Não há juros embutidos", justificou Rogério Beraldo, gerente de vendas de uma concessionária Volkswagen.O gerente de uma concessionária da General Motors, que não quis se identificar, disse que o desconto decorre do valor que a revenda tem de repassar à fábrica quando a venda é a prazo. A diferença entre o preço parcelado e à vista seria equivalente ao valor do repasse. "Como o dinheiro não vem para nós, preferimos oferecer um preço melhor ao cliente", dissePreços sugeridos superam valor de mercadoO sacrifício das concessionárias, no entanto, pode ser menor do que parece. Segundo Vitor Meizikas, analista de mercado da Molicar Serviços Técnicos, os preços sugeridos pelas fábricas já são elevados o suficiente para que elas possam oferecer a "cortesia" aos clientes sem que a diferença afete o seu caixa. "Não existem juros zero. Tudo indica que as tabelas de preços já estão acima do mercado".Mesmo sem perceber, o gerente Beraldo confirma a hipótese. Segundo ele, um Gol 8 válvulas Power pode ser conseguido na fábrica por cerca de R$ 17.500. Mesmo com o desconto, o veículo é vendido na loja por R$ 19.500. Lucro de 11,5%. Joel Leite, diretor da agência de comunicação especializada no mercado de veículos AutoInforme, faz coro com Meizikas. "Pelo menos 80% dos carros zero são vendidos hoje abaixo da tabela das fábricas. A média é que o valor seja 7% menor", disse Leite.

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