Venda de supermercados tem alta de 9,65% em março

A Páscoa foi o principal impulsionador da expansão nas vendas do setor no mês passado

Vanessa Stecanella, da Agência Estado,

29 de abril de 2013 | 12h01

As vendas reais do setor supermercadista registraram alta de 9,65% em março em relação a igual mês de 2012, de acordo com o Índice Nacional de Vendas divulgado nesta segunda-feira, 29, pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Na comparação com fevereiro deste ano, o indicador subiu 19,26%. No primeiro trimestre o setor teve alta de 3,53% em relação a igual período de 2012. Esses índices já foram deflacionados pelo Índice Nacional de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em valores nominais, o índice de vendas da Abras apresentou alta de 16,92% em março na comparação com igual mês do ano passado. Em relação a fevereiro deste ano, houve avanço de 19,82%. O acumulado nominal do ano aponta alta de 10,17%.

Segundo o presidente da Abras, Fernando Yamada, a Páscoa foi o principal impulsionador da expansão nas vendas do setor no mês passado. "A Páscoa permitiu extraordinário crescimento das vendas do setor", disse.

Preços. O vice presidente da Abras, Márcio Milan, avalia que o setor já começou a sinalizar uma tendência de desaceleração da inflação brasileira.

"Ao comparar o preço da cesta AbrasMercado com a inflação oficial já estamos vendo um movimento de queda desde janeiro que foi intensificado em março", disse.

Segundo ele, a queda de 0,45% no preço da cesta de produtos AbrasMercado no mês passado em relação a fevereiro confirma o movimento. Em fevereiro houve alta de 2,35% e em janeiro de 2,08%. O IPCA Alimentos subiu 1,14% em março, 1,45% em fevereiro e 1,99% em janeiro. 

Tudo o que sabemos sobre:
supermercadosvendasAbrasmarço

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.