Vendas aumentam em 4 de 10 atividades, aponta IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) registrou em maio aumento das vendas em quatro das dez atividades monitoradas pela Pesquisa Mensal de Comércio na comparação com abril. Os segmentos que apresentaram alta foram hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,9%); combustíveis e lubrificantes (0,6%); móveis e eletrodomésticos (0,4%); veículos e motos, partes e peças (0,4%).

MÔNICA CIARELLI, Agencia Estado

11 de julho de 2013 | 09h53

Já os setores que amargaram queda nas vendas foram os de artigos de uso pessoal e doméstico (-0,9%); material de construção (-1,9%); equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-2,0%); livros, jornais, revistas e papelaria (-2,2%); tecidos, vestuário e calçados (-2,6%); e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-2,6%).

Os dados do IBGE mostram ainda que na comparação com maio de 2012, apenas a atividade de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação ficou negativa (-0,5%). O destaque de alta ficou com combustíveis e lubrificantes, segmento que apresentou aumento de 8,8% nas vendas.

Hiper e supermercados são destaque

Apesar da inflação, as vendas de hiper e supermercados voltaram a registrar em maio o principal impacto positivo na formação da Pesquisa Mensal do Comércio. Na comparação com maio de 2012, o segmento apresentou um crescimento de 2,6% no volume de vendas.

Para o IBGE, o incremento das vendas a despeito dos aumentos de preços pode ser justificado pela estabilidade do mercado de trabalho e pela comemoração do Dia das Mães. No acumulado do ano, o segmento apurou alta de 0,5% e, em 12 meses, de 4,8%.

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