Vendas de materiais de construção crescem em outubro vs 2010

As vendas domésticas de materiais de construção cresceram 3,9 por cento em outubro na comparação com o mesmo mês do ano passado, informou nesta terça-feira a associação que representa o setor no país, Abramat.

REUTERS

22 de novembro de 2011 | 09h05

Já em relação a setembro, a indústria de materiais vendeu 3,5 por cento menos no mês passado. No ano até outubro, as vendas do setor acumulam alta de 2,4 por cento.

Em outubro, as vendas de materiais básicos subiram 5,2 por cento ano a ano, mas recuaram 2,3 por cento sobre o mês anterior. Enquanto isso, as de itens de acabamento tiveram alta anual de 1,6 por cento e queda mensal de 5,6 por cento.

No início deste mês, a Abramat reduziu, pela terceira vez este ano, a estimativa de crescimento das vendas de materiais no fechado de 2011, para um aumento de 4 por cento ante 2010. A entidade iniciou o ano com previsão de alta de 9 por cento para o faturamento do setor, diminuindo a meta para 7 por cento, e depois para 5 por cento.

"Estamos otimistas quanto ao último bimestre do ano. Acredito que as expectativas sejam positivas por conta da disponibilidade de crédito, elevado nível de emprego e da desoneração do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) dos materiais de construção", afirmou o presidente da Abramat, Walter Cover, em nota.

De acordo com a entidade, outubro foi o quinto mês a apresentar variação anual positiva, após três meses consecutivos de queda.

No mês passado, o número de empregos na indústria de materiais aumentou 6,2 por cento ante igual período do ano passado.

(Por Vivian Pereira)

Tudo o que sabemos sobre:
CONSTRUCAOABRAMATOUTUBRO*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.