Vendas de material para construção sobem 0,64%

As vendas de materiais de construção registraram crescimento de 0,64% em novembro na comparação com o mesmo período de 2008, de acordo com índice divulgado hoje pela Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat). De acordo com a entidade, novembro foi o primeiro mês a apresentar crescimento nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado.

EQUIPE AE, Agencia Estado

22 de dezembro de 2009 | 14h23

No acumulado de janeiro a novembro deste ano, a comercialização de materiais de construção apresentou queda de 13,49%. Com as vendas de fim de ano, 2009 deve fechar com uma retração 12% em relação ao ano passado, estima a Abramat. A projeção da entidade para 2010 é de crescimento de 15% nas vendas.

O nível de emprego na indústria de materiais de construção apresentou ligeiro crescimento de 0,97% em relação ao mês de outubro deste ano. Na comparação com o mês de novembro do ano passado, houve queda de 2,23%.

A Abramat divulgou ainda sondagem realizada entre as empresas associadas à entidade, que indica a retomada do otimismo na indústria. De acordo com a pesquisa, 74% dos empresários estão otimistas quanto às ações do governo no próximo ano. A perspectiva de investimentos também atingiu o nível mais alto em 2009: 67% das empresas pretendem investir nos próximos 12 meses.

"Podemos afirmar que a prorrogação do IPI reduzido para materiais de construção até junho de 2010 é um dos fatores determinantes para esse otimismo", afirmou, em nota, o presidente da Abramat, Melvyn Fox.

Tudo o que sabemos sobre:
construçãomaterialvendasAbramat

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.