Vendas de shopping centers devem crescer 12% em 2010

 Segmento deve atingir R$ 79 bilhões em faturamento este ano, estima associação

Reuters,

12 de fevereiro de 2010 | 13h02

O segmento de shopping centers deve registrar vendas 12% maiores este ano, ultrapassando R$ 79 bilhões em faturamento, informou nesta sexta-feira a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). Em 2009, as vendas do setor somaram R$ 71 bilhões, montante 9,9% maior se comparado ao apurado no ano anterior.

Conforme a Abrasce, no ano passado foram inaugurados 16 empreendimentos. Já para 2010 a previsão é de que as inaugurações cheguem a 19 empreendimentos no país. "No início de 2009, havíamos projetado um crescimento de 8 por cento para o setor. Os resultados atuais superaram nossa expectativa e comprovam que a crise econômica não afetou nosso negócio", disse o presidente da associação, Luiz Fernando Veiga, em nota.

A área bruta locável (ABL), considerada um termômetro para avaliar o desempenho do setor, totaliza 9 milhões de metros quadrados atualmente, segundo a Abrasce. "Encerramos o ano passado com 2,3% de lojas vagas, o que demonstra o interesse dos lojistas na locação de um espaço comercial desse gênero", acrescentou Veiga. As inaugurações programadas para este ano devem somar cerca de 540 mil metros quadrados de ABL.

(Por Vivian Pereira)

Tudo o que sabemos sobre:
VAREJO, SHOPPING, VENDAS*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.