Vendas de supermercados em SP crescem 2% em maio

As vendas nos supermercados no Estado de São Paulo aumentaram 2,13% em maio na comparação com igual mês do ano passado, informou nesta quinta-feira a Associação Paulista de Supermercados (Apas). De janeiro a maio, o crescimento foi de 3,75% em relação ao mesmo período de 2011.

AE, Agencia Estado

20 de julho de 2012 | 13h30

O diretor de Economia e Pesquisa da Apas, Martinho Paiva Moreira, explica que o crescimento ocorre devido ao aumento do poder de compra da população de um ano para outro, com a elevação do salário mínimo, e à redução do ritmo de inflação quando comparado a 2011.

No entanto, na passagem de abril para maio houve queda de 3,49%, principalmente, pelo fim do efeito das compras relacionadas ao período da Páscoa. "A redução no ritmo em maio já era esperada diante do bom desempenho verificado nos quatro primeiros meses do ano (janeiro a abril). Assim, há acomodação das vendas em um ritmo mais condizente com a conjuntura econômica".

De acordo com dados deflacionado pelo Índice de Preços dos Supermercados (IPS), o faturamento real dos supermercados e hipermercados em São Paulo caiu 0,11% em maio ante o mesmo mês de 2011. Na comparação mensal houve queda de 6,41%. No acumulado do ano, entretanto, o faturamento do setor acumula crescimento de 1,37%.

Moreira acredita que o setor vai continuar apresentando crescimento acima das demais atividades econômicas diante da expectativa de um Produto Interno Bruto (PIB) em torno de 2,5% neste ano. "A tríade de elevação do salário mínimo, crescimento do emprego e da renda continuará determinando o desempenho das vendas ao longo de 2012", destaca o diretor.

Tudo o que sabemos sobre:
supermercadosSPvendas

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.