Vendas de veículos na China crescem 34% em maio

As vendas de veículos na China cresceram 34% em maio ante igual mês do ano passado, para 1,12 milhão de unidades, informou a Associação dos Fabricantes de Automóveis do país. Em comparação, as vendas de automóveis nos Estados Unidos recuaram 34% no mês passado, para 925.824 unidades. "Tomando como base o impulso atual, as vendas este ano facilmente atingirão 10 milhões de unidades", disse o analista John Zeng, da Global Insight. "Para este ano, não há dúvida quanto ao crescimento."

MARCÍLIO SOUZA, Agencia Estado

09 de junho de 2009 | 09h50

As vendas de automóveis no país aumentaram 6,7% no ano passado, para 9,38 milhões de unidades. Nos primeiros cinco meses deste ano, a expansão foi de 14,3% em comparação com o registrado em igual intervalo de 2008, para 4,96 milhões de unidades. Os dados mostram que os consumidores chineses ainda estão respondendo às medidas do governo criadas este ano para estimular a venda de carros pequenos. As medidas incluem subsídios e corte de impostos.

Zeng disse que o efeito duradouro dessas medidas surpreendeu alguns do setor. As previsões de analistas e representantes da indústria feitas no início deste ano eram de estabilidade ou crescimento de menos de 5% para 2009. Mas ele acrescentou que o mercado automotivo do país pode já ter atingido um pico, acrescentando que já há sinais neste mês de desaceleração das vendas. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
Chinavendaveículos

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.