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Vendas do Dia das Mães decepcionam

Segundo a Associação Comercial de São Paulo, as vendas a prazo caíram 12,5% em relação ao ano passado

Márcia De Chiara, O Estadao de S.Paulo

12 de maio de 2009 | 00h00

O desempenho do comércio por ocasião do Dia das Mães ficou aquém do esperado, apesar da decisão do governo de reduzir o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) incidente sobre fogões, máquinas de lavar, geladeiras e tanquinhos, para impulsionar as vendas desses itens de maior valor.Duas pesquisas divulgadas ontem indicam o pífio resultado do comércio. O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio cresceu 1,9% na semana que antecedeu o dia das Mães deste ano ante o mesmo período de 2008. Foi a menor taxa de crescimento de vendas nacionais desde 2002, quando a alta havia sido de 1%. Em 2008, o desempenho do Dia das Mães foi 7,7% maior na comparação com o ano anterior.Os dados da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) apontam para um resultado pior. A média diária de consultas para vendas a prazo computadas pela entidade no maior mercado consumidor do País caiu 12,5% entre os dias 1º e 10 deste mês, em relação 2008. Nas vendas pagas com cheque, o recuo foi menor, de 3,2%, nas mesmas bases de comparação."A crise é de crédito. O máximo que dá para falar é que o corte no IPI ajudou a diminuir o ritmo de queda, mas não deu para reverter o quadro", afirmou o economista da ACSP, Emílio Alfieri. No mês passado, o buraco era bem maior: as consultas para compras a prazo tinham encerrado abril com recuo de 19,1% ante o mesmo mês de 2008 e, nos negócios à vista, a queda havia sido de 10%.As Casas Bahia, por exemplo, líder do varejo de móveis e eletrodomésticos, que têm as vendas concentradas no crediário, registraram retração de 17% nos negócios do Dia das Mães deste ano em relação à mesma data 2008. No caso da linha branca, que inclui fogões, lavadoras, geladeiras, tanquinhos, e de itens que não tiveram IPI reduzido, o recuo foi de 18%. A empresa pondera que o período que antecedeu o Dia das Mães do ano passado foi de 11 dias e, neste ano, de 10 dias.Pesquisa preliminar feita pela indústria mostrou que as vendas de celulares e de eletroportáteis, itens de menor valor, foram bem neste ano. Já os eletrodomésticos da linha branca ficaram abaixo das expectativas.As Lojas Cem conseguiram ampliar em 10% as vendas do Dia das Mães deste ano na comparação com a mesma data de 2008. "Esperávamos um pouco mais, isto é, crescer 15%, mas não estamos chateados", disse o supervisor geral, José Domingos Alves. Sem a redução do IPI, o desempenho poderia ter sido pior, acrescentou.Luiz Rabi, gerente de Indicadores de Mercado da Serasa Experian, concorda com Alves e acredita que, sem o IPI menor, a taxa de crescimento seria negativa.

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