PUBLICIDADE

Publicidade

Vendas em lojas de shopping acumulam 140 bilhões em 2016

Resultado é 3,2% menor que o de 2015; é a primeira vez que a associação de lojistas detecta uma diminuição de lojas ao longo de um ano desde 2004

Por Dayanne Sousa
Atualização:

As vendas em lojas de shopping no ano de 2016 acumulam R$ 140,5 bilhões, de acordo com dados da Associação Brasileira de lojistas de Shopping (Alshop). O resultado este ano é 3,2% menor em termos nominais do que o de 2015, de acordo com o estudo. A Alshop apresentou números da evolução histórica das vendas em shoppings desde 2004 e, segundo os dados da entidade, o ano de 2016 é o primeiro desde então em que o setor registrou queda de vendas em termos nominais.

O segmento de lojas de shoppings encolheu em 2016, encerrando o ano com menos pontos de venda em operação do que no ano passado. Foto: Célio Messias/Estadão

Como consequência da crise, o segmento de lojas de shoppings encolheu em 2016, encerrando o ano com menos pontos de venda em operação do que no ano passado, apesar de novos empreendimentos terem sido inaugurados no ano. Dados da Alshop apontam uma queda de 12,9% na quantidade de lojas este ano, que chegou a 121,6 mil ao final de 2016 ante 139,7 mil no ano anterior. É a primeira vez que a associação detecta uma diminuição na quantidade de lojas ao longo de um ano pelo menos desde a transição de 2004 para 2005, quando começou a ser feito o levantamento sobre a indústria de shoppings brasileira. O recuo na quantidade de lojas acontece mesmo com a inauguração de shopping centers novos em 2016. De acordo com a Alshop, foram 19 empreendimentos que entraram em operação este ano, uma desaceleração em relação às 25 inaugurações de 2015. Para o presidente da entidade, Nabil Sahyoun, o número de lojas encolheu como resultado do fechamento de pontos de venda no ano. Já a inauguração de shoppings novos, diz, tem ocorrido com uma menor taxa de ocupação desses empreendimentos. Ele avalia que shoppings inaugurados no últimos três anos ainda estão com ocupação fraca.Negociações. Para a Alshop, o lado positivo deste cenário enfraquecido é que shoppings que ainda não estão consolidados em suas regiões tendem a continuar oferecendo negociações mais vantajosas para os lojistas. "Há um maior equilíbrio entre as receitas do lojista e o custo de ocupação", comentou o diretor de Relações Institucionais da entidade, Luis Augusto Ildefonso. A Alshop calcula que existam 761 shoppings no Brasil, excluindo-se as chamadas galerias comerciais, que são 168. Outros 42 shoppings estão em construção, mas a entidade espera que apenas um terço deles seja inaugurado em 2017. Com o menor número de lojas em 2016, também caiu a contratação de funcionários temporários para o período de vendas de final de ano. Foram cerca de 96 mil contratações, redução de 30% em relação a igual período do ano anterior. Destes, estima-se que 14 mil poderão permanecer como contratações definitivas.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.