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Vendas no comércio caem em fevereiro após 3 meses de alta

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Por Redação
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Depois de subirem por três meses seguidos, as vendas do comércio varejista brasileiro recuaram em fevereiro pela primeira vez em três meses, mas acumulam no ano crescimento de dois dígitos, segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira. As vendas recuaram 1,5 por cento mês a mês, com ajuste sazonal, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). "Houve uma acomodação, após as significativas expansões em volume de vendas (2,2 por cento) e receita nominal (2,6 por cento) de janeiro", disse o instituto em nota. Na comparação com fevereiro de 2007, por outro lado, houve alta das vendas de 12,2 por cento, a maior taxa para um mês de fevereiro desde o início da série histórica, em 2001. No ano, as vendas acumulam expansão de 12 por cento e nos últimos 12 meses, de 10,2 por cento. Em fevereiro sobre janeiro, apenas três dos dez setores de comércio pesquisados tiveram queda nas vendas: Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-2,8 por cento); Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-3,9 por cento); e Tecidos, vestuário e calçados (-4,0 por cento). Na comparação com fevereiro de 2007, todas as atividades cresceram em vendas, com destaque para o segmento de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, com avanço de 7,2 por cento. "Este desempenho foi motivado pelo aumento do poder de compra da população, decorrente não só do crescimento da massa de salários como da expansão do crédito", segundo o IBGE. A pesquisa acrescentou que a receita nominal do comércio declinou 1,4 por cento em fevereiro sobre janeiro, mas subiu 16,7 por cento na comparação anual. O IBGE informou que agora passar a divulgar todos os dados do comércio com ajuste sazonal. "Com o encerramento de 2007, obteve-se o número mínimo de observações necessárias para se calcular a dessazonalização das atividades até então não contempladas. Dessa forma, em 2008 passa-se a divulgar os resultados com ajuste sazonal para todas as atividades que compõem o varejo e o varejo ampliado", disse. (Reportagem de Rodrigo Viga Gaier; Edição de Vanessa Stelzer)

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