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Vendas no varejo do Japão sobem pelo 8º mês seguido

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Por Redação
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As vendas no varejo do Japão subiram em março, pelo oitavo mês consecutivo, puxadas pelo aumento da demanda por novos modelos de carros e dos gastos dos consumidores com gasolina e outros combustíveis, que subiram de preço. As vendas no varejo subiram 1,1% no mês passado em comparação com o mesmo período de 2007, segundo dados do Ministério de Economia, Comércio e Indústria. Em fevereiro, as vendas subiram 3,2%, em termos anualizados. As vendas de energia, como a gasolina, óleo de calefação e óleo combustível, aumentaram 4% em março, totalizando 0,41 ponto porcentual das vendas no varejo, segundo o ministério. A segunda maior contribuição para a alta das vendas no varejo veio da comercialização de veículos, que cresceu 2,4%, puxada pela procura dos consumidores pelos mais recentes modelos, contribuindo com 0,36 ponto para o total das vendas. As vendas de alimentos e bebidas aumentaram 0,6%, enquanto que as dos produtos eletrônicos subiram 1,7%, em parte por causa do encanto dos consumidores pelas TVs de tela plana. Muitos vendedores disseram que as vendas de roupas e outros artigos pessoais caíram 0,3% em março. O declínio ocorreu em parte devido ao clima frio mais que o normal no início do mês. O ministério manteve suas estimativas, dizendo que "há sinais de recuperação" nas vendas no varejo do Japão. Os dados também mostram que as vendas nas lojas de departamentos e supermercados, que totalizaram 15% das vendas no varejo, aumentaram 0,2%, após um ajuste provocado pela mudança no número de lojas, disse o Ministério da Economia. A elevação marca o segundo mês consecutivo de alta para as vendas ajustadas dos varejistas de larga escala. As informações são da Dow Jones.

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