Vendas nos supermercados crescem 0,69% em maio

As vendas reais nos supermercados cresceram 0,69% em maio deste ano na comparação com o mesmo mês do ano passado, divulgou hoje a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Em relação a abril deste ano, o faturamento dos supermercados caiu 11,34%. No acumulado dos cinco primeiros meses de 2011, as vendas aumentaram 4,54% em relação mesmo período de 2010. Os números estão deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

RODRIGO PETRY, Agencia Estado

29 de junho de 2011 | 11h38

Segundo o comunicado da Abras, a queda nas vendas de maio em relação a abril era aguardada em decorrência da Páscoa. Este evento, realizado este ano em abril, é o segundo melhor em vendas para o setor no ano, o que eleva a base de comparação. A entidade destaca que, apesar das medidas de ajuste macroeconômico e da alta dos juros, a massa salarial continua crescendo, o que contribui para o crescimento das vendas no acumulado do ano.

O valor da cesta AbrasMercado, formada por 35 produtos considerados de largo consumo, como alimentos, limpeza e beleza, medido pela GfK, apresentou queda de 0,25% nos preços em maio ante abril, para R$ 299,78. Já na comparação com maio de 2010 o valor da cesta subiu 7,33%.

Os produtos com maiores quedas, em base mensal, foram batata (-4,76%), arroz (-2,96%) e frango congelado (-2,78%). As maiores altas no mesmo período ficaram com tomate (+10,76%), extrato de tomate (+4,30) e cerveja (+3,61%). No acumulado do ano, a cesta AbrasMercado acumula queda de 2,37%.

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