carteira

As ações mais recomendadas para dezembro, segundo 10 corretoras

Verejistas dos EUA reacendem otimismo e Bovespa sobe

Resultados animadores de grandes varejistas norte-americanas recobraram o ânimo dos investidores, que voltaram à ponta compradora na bolsa paulista um dia depois do maior tombo em oito semanas.

ALUÍSIO ALVES, REUTERS

18 de agosto de 2009 | 18h13

Apoiado também em ganhos pontuais de companhias domésticas, o Ibovespa, mais importante índice acionário do Brasil, avançou 0,96 por cento, fechando o dia em 55.748 pontos. O giro financeiro somou 4,1 bilhões de reais, o menor em 4 semanas.

"O mercado deu uma respirada hoje, por causa das notícias de empresas, mas com giro bem fraco", resumiu Newton Rosa, economista-chefe da SulAmerica Investimentos.

A Home Depot, uma das maiores varejistas dos Estados Unidos, anunciou lucro trimestral acima do esperado e elevou a projeção de lucro para o ano. Outras companhias do setor, como Target e Saks, também tiveram bons resultados.

Os balanços sobrepujaram o efeito de dados negativos da economia dos EUA sobre o ânimo dos investidores, como o de preços no atacado e o de construção de moradias, que recuaram mais do que o esperado em julho. Na Bolsa de Nova York, o índice Dow Jones avançou 0,9 por cento.

No plano doméstico, Itaú Unibanco, apontado como preferido entre bancos brasileiros em relatório do UBS Pactual, cresceu 3,5 por cento, a 33,75 reais. Banco do Brasil, que teve a recomendação de compra preservada pelo UBS, avançou 2,3 por cento, a 24,95 reais.

Outra que reagiu positivamente a um relatório de banco foi Companhia Siderúrgica Nacional, subindo 2,1 por cento, para 49,20 reais, depois de o Bank of America Merrill Lynch ter elevado em relatório a recomendação para os papéis da fabricante de aço, de "abaixo da média" para "compra".

A maior alta do índice foi Gol, decolando 8,6 por cento, para 20,02 reais. Esta teve a recomendação para suas ações elevada de "abaixo da média" para "manter" pelo Santander.

Por fim, Braskem ganhou 7,4 por cento, para 10,45 reais. Depois do fechamento do mercado, a petroquímica reafirmou que pagará o dividendo mínimo obrigatório aos acionistas em 2009.

Tudo o que sabemos sobre:
BOVESPAFECHAFINAL*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.