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Veterano do marketing online volta ao Brasil para empreender

Pedro Cabral, um dos fundadores da agência Click, montou fundo para financiar startups de mídia e tecnologia

Por Marina Gazzoni
Atualização:

Depois de uma temporada nos Estados Unidos, o empresário Pedro Cabral, cofundador da AgênciaClick, a primeira focada em marketing digital no Brasil e hoje parte do terceiro maior grupo publicitário do mundo, voltou ao País este ano para criar e investir em novas empresas. Aos 56 anos, ele deixou o cargo de chairman global da Isobar, divisão de marketing digital da rede Dentsu Aegis presente em 40 países, e voltou a empreender.Cabral é um dos veteranos da internet brasileira e um dos primeiros a trabalhar as marcas na web. Na Midialog, o nome antigo da AgênciaClick, Cabral participou do lançamento do site do Itaú, o terceiro endereço corporativo da web brasileira. Anos depois, a Click se consolidou como uma das principais referências em marketing digital no Brasil e foi a primeira brasileira a ganhar um Grand Prix na categoria Cyber Lions no Cannes Lions - Festival Internacional de Criatividade. A agência foi responsável por campanhas consideradas inovadoras na web, como o projeto Fiat Mio, uma referência global na área de inovação aberta. A montadora desenvolveu um protótipo do "carro do futuro" com base nas sugestões de 17 mil internautas. Na nova fase da carreira, Cabral dedicará seu tempo ao fundo Evolution Partners, criado por ele em 2012. O fundo nasceu com R$ 20 milhões para investimentos iniciais e tem como acionistas além de Cabral a própria rede Dentsu Aegis, dona de 30% do fundo e atual controladora da AgênciaClick. O Evolution já fez dois investimentos: comprou uma fatia majoritária da agência Ampfy, especializada em mídias sociais, e da Contplay, um site que propõe uma nova forma de distribuição de anúncios na web. "Estou olhando mais três negócios ligados a mídia, tecnologia e mobile", diz Cabral. Trajetória. Cabral é engenheiro e entrou no mundo da publicidade digital antes mesmo do lançamento da internet no Brasil. Fascinado com os recursos de comunicação que o computador poderia proporcionar, Cabral lançou em 1992 a Midialog, que atuava em projetos multimídia - o grande negócio, na época, era explorar recursos audiovisuais em CD- ROM. Em 1999, a Midialog se dividiu e Cabral uniu-se ao publicitário Abel Reis para fundar a MidiaClick, que originou a AgênciaClick. Em 2007, a Click foi vendida à Isobar, divisão digital da Aegis, e hoje se chama Isobar Brasil. Cabral foi nomeado chairman global da Isobar em 2010 e mudou para os EUA. Posteriormente, a japonesa Dentsu comprou a Aegis. Na nova fase da carreira, além de investir em startups de mídia e tecnologia, Cabral voltará a empreender. A criação da Contplay, por exemplo, partiu de uma ideia do empresário. "Não vou ser apenas investidor. Vou atuar também como consultor das startups e inventor".Pontos. A Contplay propõe uma nova forma de distribuir publicidade na web. As marcas oferecem vídeos aos internautas cadastrados, que ganham pontos para assistir aos comerciais. Os pontos podem ser trocados por prêmios, como assinaturas de jornais e ingressos para o cinema. "As pessoas pagam com seu tempo para assistir à novela, vendo comerciais no intervalo. A lógica é a mesma: o internauta vê o comercial e em troca ganha pontos para converter em conteúdo", diz Cabral.Lançada em meados de 2013, a Contplay tem 285 mil usuários cadastrados. Marcas como Fiat, Gillette, Petrobrás e Sky já divulgaram comerciais no portal. A agência Ampfy divulgou vídeos da L'Oréal e da Mitsubishi na plataforma porque ela "não tem dispersão", diz a sócia da agência Fabiana Baraldi. Segundo ela, em média, 92% dos usuários assistem ao vídeo até o final e respondem um questionário sobre a campanha. Desde o ano passado, os usuários resgataram 350 mil prêmios.

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