PUBLICIDADE

Publicidade

Vice-líder do PRB quer que presidente da Caixa vá à Câmara debater empréstimos ao Nordeste

Caixa reduziu a concessão de novos empréstimos para o Nordeste neste ano, mostra levantamento feito pelo Estadão/Broadcast com base nos números do próprio banco e do sistema do Tesouro Nacional

Foto do author Adriana Fernandes
Por Camila Turtelli e Adriana Fernandes
Atualização:

BRASÍLIA - O presidente da Frente Parlamentar do Pacto Federativo e vice-líder do PRB, deputado Silvio Costa Filho (PE), vai encaminhar um ofício à Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara para que o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, seja convidado a comparecer ao colegiado para discutir o repasse de empréstimos aos Estados e municípios do Nordeste

Caixa Foto: Clayton de Souza/Estadão

PUBLICIDADE

A Caixa reduziu a concessão de novos empréstimos para o Nordeste neste ano, mostra levantamento feito pelo Estadão/Broadcast com base nos números do próprio banco e do sistema do Tesouro Nacional. Em 2019, até julho, o banco autorizou novos empréstimos no valor de R$ 4 bilhões para governadores e prefeitos de todo o País. Para o Nordeste, foram fechadas menos de dez operações, que juntas totalizam R$ 89 milhões, ou cerca de 2,2% do total - volume muito menor do que em anos anteriores.

"Isso gera uma preocupação que eu tinha, tendo em vista várias conversas com empresários de Pernambuco e do Nordeste. Havia essa preocupação da falta de prioridade da Caixa para fomentação de novos empreendimentos no Nordeste", disse Silvio Costa.

O deputado afirmou que está encaminhando um ofício à Comissão de Fiscalização e Controle para ser votado na próxima quarta-feira convidando o presidente da Caixa para discutir o tema.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.